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Como criar um bom plano de negócio

Um bom plano de negócio deve obriga-lo a responder a duas perguntas essenciais: ‘Quem são as pessoas que têm dinheiro?’ e ‘Como vou chegar até essas pessoas’. De acordo com o site brasileiro ‘Administradores’, estas questões podem não ser subtis, mas fazer dinheiro não é um processo subtil e só é alcançável com um bom plano de negócio.

A primeira parte de um bom plano de negócio deve sempre envolver a identificação do cliente da empresa e as suas maiores necessidades. A segunda parte deve focar-se na criação de um mecanismo de vendas que garanta que o negócio é rentável.

Mas na maioria das vezes, os planos de negócio precisam de ser alterados no decorrer de toda a operação da empresa. O site brasileiro partilha algumas dicas que podem ajudar um novo empreendedor a fazê-lo de forma bem-sucedida.

Defina um nicho

De acordo com o site, quanto mais preciso for na descrição do seu público-alvo, melhor. Muitos empreendedores têm receio de estreitar o seu público, no entanto, as empresa mais bem-sucedidas começaram por quererem alcançar apenas um ou dois mercados, crescendo mais tarde para outros públicos.

KISS – Keep it Simple, Stupid!

Se não consegue descrever o seu modelo de negócio em dez palavras ou menos, na verdade não tem um modelo de negócio. Evite gíria de negócios e conceitos na moda como estratégico, classe mundial, sinergéticos, pioneiro e escalável. “Linguagem empresarial não faz um modelo de negócio. Pense no modelo de negócio do eBay: cobrar uma taxa de anúncio mais uma comissão. Fim da discussão”, refere o site Administradores.

Copie outros

Já foram inventados praticamente todos os modelos de negócio possíveis. “Poderá inovar em tecnologia, marketing e distribuição, mas tentar chegar a um novo modelo de negócio é uma má aposta. Tente criar um modelo de negócio que seja semelhante a um bem-sucedido”, refere.