Como dar a volta a um franchising que não cresce

A marca norte-americana Jimmy John’s Gourmet Sandwiches, que conta atualmente com cerca de 2000 unidades, entrou recentemente no Top 10 da Franchise 500, lista que agrupa as melhores marcas de franchising nos Estados Unidos da América.

Jimmy John Liautaud, o criador da marca que se iniciou no franchising em 1994, 11 anos depois de ter sido fundada, e que vende sanduíches, bolachas e refrigerantes, revelou à Entrepreneur que “o que assumi na altura foi que qualquer pessoa a quem vendesse um franchise da marca seria tão entusiástico quanto eu acerca de se levantar cedo de manhã e cozer pão e criar sanduíches. Comecei a vender a qualquer um. Desde que tivessem um cheque e mão para assinar, eu recebi o seu dinheiro. Mas em 2000 percebi que as nossas 15 lojas próprias estavam a conseguir resultados fenomenais enquanto as 100 lojas franchisadas estavam a perder dinheiro. Na altura não percebi porquê”.

Nesse ano, o fundador da marca suspendeu as vendas de unidades franchisadas e começou a visitar todas as unidades em funcionamento, avaliando localizações e franchisados e erradicando aquelas que não estavam a ter boas performances. O empresário melhorou as ações de formação dadas aos franchisados e a escolha de localizações e contratou uma equipa com o objetivo de melhorar as operações das lojas.

Dois anos depois, quando relançou o seu programa de franchising, o processo foi lento mas altamente seletivo e focado na estabilidade a longo prazo. Ano após ano a marca tem aberto novas unidades franchisadas, tendo aberto 275 em 2013 e 330 no início deste ano. “Estamos a colher os resultados de uma estratégia que iniciámos há quase uma década atrás. Estamos a fazer as coisas da forma certa e com as pessoas certas.”

Jimmy John Liautaud garante que a força do seu programa de franchising não é o único responsável pelo sucesso da marca. “A empresa distingue-se no altamente competitivo mercado das sanduíches devido ao seu extraordinário serviço, ao seu programa de entregas e devido à cultura de trabalho árduo. As nossas sanduíches são bastante boas. Não sei se são extraordinárias…mas o nosso serviço é”.