tirar uma boa ideia do papel

Como tirar uma boa ideia do papel

O Brasil acolhe o evento ‘Campus Party Brasil’, uma iniciativa dedicada à tecnologia, inovação e empreendedorismo que reúne especialistas do setor. Felipe Matos, um dos empreendedores presentes, explicou que para tirar um negócio do papel o mais importante é que os empresários iniciantes esqueçam “o mito de que as pessoas vão roubar a sua ideia”.

De acordo com o site Brasil 247, o especialista defendeu que para criar um empreendedor de sucesso é essencial seguir alguns passos.

1- Converse com pessoas

“Esqueça o mito de que as pessoas vão roubar a sua ideia”. Para o empresário, o mais importante é falar com outras pessoas sobre a ideia e perceber que pontos do projeto podem ser melhorados.

2- Valide o projeto junto do mercado

Não basta que uma ideia pareça brilhante para si e para o seu grupo de amigos. “Não se apaixone pelo produto e sim pelo problema. É essencial descobrir se um número relevante de pessoas precisa daquilo que tem para oferecer”, defendeu.

3- Crie uma equipa que se complemente

Um dos grandes problemas de muitas startups é não conseguirem criar uma equipa diversa, com pessoas com vários perfis e competências.

“É muito raro que uma mesma pessoa entenda de todas as áreas do negócio, por isso, o ideal é que a sua empresa possua algum especialista em cada uma dessas áreas.”

4-Teste, teste e teste

Até encontrar um modelo que funcione a 100%, uma empresa deve errar muito. Teste todos os modelos possíveis e encontre um que seja escalável. “É 99% transpiração e 1% inspiração”, afirma Felipe.

5-Seja rápido e procure apoio

Assim que encontrar um modelo, seja rápido a implementá-lo. “Assim que o processo estiver definido, este é o melhor momento para começar a procurar investidores”, sublinha.

6-Pense em grande

Não coloque limites ao seu negócio. No início é importante que consiga focar-se, mas assim que o negócio começar a andar, procure planear a longo prazo.