Consumidores portugueses estão mais dispostos a comprar

Os indicadores das expectativas económicas e dos rendimentos, bem como a disposição para comprar aumentaram no final de 2014 em quase todos os países da União Europeia (UE). De acordo com a sondagem GfK Consumer Climate ainda vai demorar algum tempo até que os consumidores portugueses tenham disponibilidade financeira para grandes compras, no entanto, o clima de consumo para a UE a 28 melhorou em 1,3 pontos no último trimestre de 2014, encerrando o ano em 5,5 pontos.

No caso de Portugal, e segundo a GfK, em 2014, a economia portuguesa voltou a registar um crescimento considerável, pela primeira vez desde 2010, o que se refletiu na disposição de compra do consumidor. As expectativas económicas continuaram a melhorar, de -12,4 pontos em dezembro de 2013 para 16,0 pontos em novembro de 2014. Este é o valor mais elevado desde março de 2000 (16,1 pontos).

Segundo o estudo, a disposição para comprar ainda não beneficiou da melhoria das expectativas económicas e financeiras. “Na sequência da longa crise económica, ainda demorará algum tempo até os consumidores portugueses se encontrarem numa situação de terem dinheiro para grandes compras. Devem em primeiro lugar ser capazes de voltar a cobrir as suas necessidades diárias sem quaisquer dificuldades. A tarefa agora é de estabilizar o crescimento económico e impulsionar o mercado de trabalho. Antes de a disposição para comprar poder voltar a registar valores positivos, o desemprego terá de baixar significativamente em conjunto com consideráveis aumentos nos salários e nos vencimentos”, refere a GfK.