Dicas de utilização das redes sociais por franchisados

É cada vez mais comum para empresas e marcas a presença nas redes sociais. Mas como deve ser feita a gestão da comunicação nesse tipo de plataformas por marcas franchisadas? De acordo com o site Soy Entrepreneur, a existência de mais do que um gestor, com linhas de comunicação diferentes e mensagens diferentes pode ser um dos maiores erros.

De acordo com a publicação, ainda que seja muito comum a delegação da comunicação em redes sociais em terceiros, é importante que os franchisados, e os franchisadores, sigam um conjunto de regras que podem evitar ‘crises comunicacionais’ nos social media. 

  1. A conta deve ser propriedade do franchisador, ainda que se delegue a administração a outros.
  2. Defina se a comunicação será focada no cliente final ou será dirigida a possíveis franchisados.
  3. Evite emitir juízos de valor ou comentários sobre assuntos que não tenham a ver com a marca, sobretudo na página da marca, onde toda a gente terá acesso a essas posições.
  4. Defina critérios para promoções e ofertas, sobretudo, se são destinadas a toda a rede ou apenas algumas unidades.
  5. Explique às pessoas encarregues pela administração das páginas nas redes sociais tudo o que precisam de saber sobre o negócio e sobre a linha de comunicação adotada pela empresa, que deve ser coerente com a comunicação feita noutras plataformas.
  6. Responda e interaja com o público de forma oportuna e rápida.
  7. Não caia em discussões sobre a qualidade dos seus serviços. Quando lhe fizerem uma crítica, capitalize esse comentário e ofereça uma solução de forma personalizada.
  8. Crie um protocolo de atuação para situações de crise. Isto ajudá-lo-á a responder mais rapidamente a qualquer situação, sobretudo se existir uma mudança na administração e gestão das páginas.
  9. Monitorize tudo o que falam sobre a sua marca, sejam clientes, franchisados ou simplesmente críticos.
  10. Nunca se esqueça dos objetivos por que está presente nas redes sociais: estar mais próximo do cliente e dar a conhecer a sua proposta de valor.