franchising infofranchising

Ex-franchisado da Burger King explica porque é que o franchising é uma boa aposta

Entrou no mundo do franchising em 1971, com uma unidade franchisada da Burger King, e mais tarde tornou-se Presidente de Operações da V&J Holdings. A Entrepreneur conta a história de JD Draper, empresário que este ano decidiu entrar com o seu filho num novo conceito de pizzaria, a Pie Five Pizza, empresa que nasceu com a meta ambiciosa de abrir 55 unidades no Michigan e no Wisconsin, nos EUA.

Segundo o empresário, “o franchising oferece o melhor dos dois mundos. Estamos a tomar conta de um negócio que é nosso, mas não estamos necessariamente sozinhos. Enquanto ainda temos a oportunidade de avançar, expandir e controlar o nosso próprio destino, o franchising tira parte do risco de cima da mesa uma vez que estamos a fazer parceria com uma empresa que está envolvida no nosso negócio e que oferece um elevado nível de apoio.”

O empreendedor explica também que antes de escolher um modelo de negócio é importante pesquisar, olhar para diferentes conceitos e encontrar o balanço entre um negócio sustentável e rentável e uma necessidade do mercado. “Eu falo com outros franchisados e aprendo com as suas experiências. A experiência é tudo!”

JD Draper aconselha ainda os novos empreendedores a “fazerem o que gostam, não aquilo que pensam que gostam. O franchising é inclusivo de um grande número de interesses e talentos, mas é preciso gostar daquilo que se escolhe.”