Existe procura para o seu negócio?

Antes de investir num negócio, a principal questão que deve colocar é: existe procura para os meus produtos/serviços? Mais importante ainda é entender que se numa determinada região essa procura existe, numa outra pode não existir, por diversas razões, como a saturação do mercado com ofertas semelhantes.

De acordo com a revista Exame brasileira, trata-se de uma análise que não é fácil fazer e que deve ser feita, sobretudo, a partir de estudos técnicos de avaliação de potencial de consumo e de mercado e não com recurso ao ‘achómetro’, ou seja, aquilo que o empreendedor acredita ser a realidade do mercado.

Uma das vantagens do franchising é que a avaliação do potencial de consumo de determinados produtos ou serviços é um estudo frequentemente realizado pelas empresas franchisadoras, que antes de lançar uma franquia no mercado estabelecem um plano de expansão com base num estudo de mercado feito previamente.

Ainda assim, esses estudos não são suficientes para perceber se o mercado já está saturado ou não. Um estudo macro deve ser sempre complementado por uma análise mais micro da região na qual se pretende investir e deve responder a questões como ‘quantas empresas atuam nesse setor’, ‘como atuam’, ‘qual é a imagem percebida pelos consumidores face a essas empresas’ e ‘há quanto tempo estão no mercado’.

São este tipo de estudos que permitem a um empreendedor investir com o menor risco possível. Se não os conseguir fazer sozinho, peça ajuda a especialistas.