Expofranchise recebe mais de 2000 visitantes

Expofranchise começa hoje

A maior feira de oportunidades de negócio – Expofranchise tem início hoje, dia 13, com uma programação que se estenderá também pelo dia 14 e 15 de maio, no Centro de Congressos da Junqueira, em Lisboa.

 

O destaque desta edição recai para o Espaço Brasil, uma zona na feira que irá reunir quatro marcas franchisadoras brasileiras para “dar a conhecer os conceitos de negócio e encontrar masters portugueses”, informa a organização (www.expofranchise.pt). O espaço será dinamizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no âmbito da sua missão de apoio à internacionalização das marcas brasileiras.
A feira vai também ser palco da Reunião da Federação Ibero-Americana de Franchising.
A vertente de formação e discussão em torno do franchising será igualmente um dos grandes atrativos. O certame contará assim com um Fórum de Criação de Negócios, onde serão realizados vários debates sobre franchising com administradores de marcas e instituições públicas e privadas, franchisados e representantes jurídicos.
O Fórum abrirá com um debate sobre “O que é o franchising”, onde serão postos em cima da mesa aspectos como as “Vantagens e desvantagens do franchising”, “Porque razão optar pelo franchising”, ou “quais as oportunidades/setores do franchising”. Ainda no primeiro dia será possível assistir ao debate, “Como identificar o negócio/franchising ideal”. Nesta sessão serão abordados os temas “Como investigar sobre a marca – a quem fazer perguntas e onde recolher informação”, “O que esperar do franchisador” e “O perfil ideal para ser franchisado”.
O dia 14 será dedicado ao “Contrato de franchising”, sessão que terá como linha condutora os “Direitos e deveres de franchisadores e franchisados”, “Principais tópicos a analisar num contrato” e “Questões legais a considerar antes de iniciar um negócio em franchising”. Este dia terminará com a primeira parte do debate, “Desafios e oportunidades de negócio em mercados internacionais”, que terá como moderador o presidente da Associação Portuguesa de Franchising (APF), Paulo Antunes.
O último dia, 15 de maio, inicia-se com “Como ser empreendedor e criar uma empresa”, onde serão divulgados os “Passos fundamentais para criar um negócio próprio” e “Testemunhos de quem criou o seu próprio negócio”; Segue-se a segunda parte dos “Desafios e oportunidades de negócio em mercados internacionais” e para fechar o evento será focado o tema “Financiamento – como iniciar um negócio”, com a abordagem dos tópicos, “Quais as diferentes formas de financiamento e ajudas à criação de negócio”, “Que informações apresentar a uma entidade bancária para solicitar um empréstimo” e “que aspetos devem considerar durante uma negociação”.