Expofranchise recebe mais de 2000 visitantes

Expofranchise recebe reunião da FIAF

A Federação Ibero-Americana de Franchising (FIAF) vai debater o estado do franchising nos 11 países-membros, na reunião semestral que se realizará em Lisboa, à margem da Expofranchise.

Em maio, o nosso país – mais propriamente a Associação Portuguesa de Franchise (APF) – será o anfitrião da Junta Diretiva da FIAF, que se reúne de seis em seis meses para discutir o que está a acontecer em cada país no setor do franchising. A organização promove duas reuniões anuais, sendo uma na sede em Valência, Espanha, e outra num dos países-membros.
A FIAF agrupa associações nacionais de franchise da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela e tem como objetivo reforçar e legitimar o intercâmbio de informações estratégicas e de negócios da América Latina e os Países Ibéricos e conseguir um maior protagonismo para os seus membros no conselho mundial de franchising.
No site da FIAF (www.portalfiaf.com), o secretário-geral, Ricardo Camargo (diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising), salienta que “um dos propósitos da entidade é intensificar e difundir as atividades da FIAF por meio da participação em eventos e feiras de franquia internacionais, tornando-a mais reconhecida e representativa”.
Na assembleia, que se realiza no dia 13 de maio, à margem da Expofranchise (que decorre de 13 a 15 de maio no Centro de Congressos de Lisboa), os representantes das associações vão partilhar novos projetos, ideias e oportunidades de negócio, promovendo o intercâmbio de contactos entre os países.
“Mantemos o objetivo de continuar trabalhando de forma integrada, compartilhando a experiência da boa prática do franchising mundial, intensificando as parcerias entre os países, agindo politicamente para auxiliar na obtenção de acordos comerciais que beneficiem o setor em cada país”, afirma Ricardo Camargo.
Nas reuniões semestrais da FIAF, definem-se também algumas estratégias ao nível do que cada associação pode fazer para promover e credibilizar o franchising, como a presença na Internet e a promoção de iniciativas várias (presença em feiras). O secretário-geral adianta: “a divulgação das informações de cada país, por meio dos canais de comunicação da FIAF (site, folder, banner), bem como a dinâmica dessa atualização, proporciona um conteúdo rico e fidedigno que tem como objetivo beneficiar e reforçar as ações de cada mercado e região”.
O responsável anuncia ainda que “para o futuro continuaremos aperfeiçoando estes canais, incrementando ainda mais a relação a fim de incorporar novos países. Convido-os a ingressar fortemente neste objetivo, sua participação, criticas e sugestões são fatores imprescindíveis para conquistarmos um franchising de excelência”.

EMÍLIA FREIRE