Franquias diversificam menus para responder a diferenças culturais

Muitas redes franchisadas procuram manter o mesmo menu em todas as suas unidades de forma a facilitar os padrões de confeção, contudo, são cada vez mais as que apostam na diferenciação dos seus menus consoante o país e cultura de uma região.

Sergio Olmos, responsável pela rede de grelhados brasileira Parmeggio, revelou à Pautas Incorporativa que “é vital pensar em cada franqueado da marca de maneira individual. Com certeza, os hábitos alimentares da região Norte são diferentes da região Sul de um país. Por isso, apesar da importância da identidade no franchising, oferecer opções locais pode favorecer – e muito – o empreendedor local.”

Mas apesar da importância de ser disruptivo na criação de opções de menu para diferentes locais é preciso ter em conta que um processo tão importante deve ser pensado e feito à base de estudos, quer sobre a cultura de uma região quer sobre a preferência dos consumidores da marca.

São cada vez mais as redes que optam por estas alterações estratégicas, mas o importante é que se lembre que são essas mudanças que podem determinar o sucesso ou a perda de identidade da marca.