Indicador de confiança volta a subir

O indicador de confiança voltou a subir no mês de agosto, reforçando o movimento de crescimento verificado desde janeiro. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística que diz ainda que os indicadores de confiança cresceram em todos os setores.

Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas e Comércio e Serviços são os setores onde indicador de confiança aumentou. O aumento do indicador de confiança dos Consumidores em agosto deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, destacando-se as expectativas sobre a evolução do desemprego e sobre a evolução da situação económica do país.

Quanto ao indicador de confiança da Indústria Transformadora, este prolongou o movimento ascendente iniciado em dezembro, traduzindo nos últimos dois meses o contributo positivo de todas as componentes, opiniões sobre a procura global, apreciações sobre os stocks de produtos acabados e perspetivas de produção.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou também significativamente em agosto, intensificando o movimento positivo devido à recuperação de opiniões sobre a carteira de encomendas e perspetivas de emprego.

Por sua vez, o indicador de confiança do Comércio manteve a trajetória positiva iniciada em fevereiro de 2012, refletindo nos últimos dois meses o contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das perspetivas de atividade, enquanto as apreciações relativas ao nível de existências apresentaram um ligeiro contributo negativo.

O indicador de confiança dos Serviços aumentou também de forma expressiva em agosto, reforçando o movimento ascendente observado desde dezembro de 2012, verificando-se nos últimos três meses uma recuperação das apreciações sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas e perspetivas relativas à evolução da procura.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui