Kantar Worldpanel Portugal prevê ano positivo para o retalho

A Kantar Worldpanel Portugal revela que apesar do volume comprado pelos lares portugueses no FMCG ter caído 1,5% em 2013, há um conjunto de sinais positivos que dão boas indicações para 2014.

De acordo com a empresa, no primeiro semestre de 2013 o volume de compras no FMCG chegou a cair 3,7% e a recuperação do terceiro trimestre veio amenizar o balanço do ano. O consumo no retalho caiu 1,8% em 2013, mas segundo a Kantar Worldpanel Portugal, “também aqui é possível ver alguma recuperação relativa, pois em 2012 tinha caído 5,8%.”

Em termos de comportamento do Shopper, a Kantar revela que 2013 “foi um ano de clara procura por parte do consumidor pelo melhor negócio possível”, o que resultou em cestas mais pequenas e numa maior frequência de compra.

Por outro lado, em termos de organização das compras e da “lista de compras”, a Kantar diz que é possível aferir que a lista mais frequente em 2012 é praticamente a mesma em 2013, em termos das categorias preferidas.

Outros dos sinais positivos “prende-se com o facto da Classe Social Alta ter já retomado o consumo, crescendo em volume 4,7%, em 2013, uma tendência ainda isolada face aos restantes grupos sociais”, conclui.