Lavagem ecológica da Atlantic Car Wash põe carros a brilhar

Lavagem ecológica da Atlantic Car Wash põe carros a brilhar

A Atlantic Car Wash é o mais recente projeto da Ideal Adviser, empresa de consultoria especializada no apoio à gestão e reestruturação de pequenas e médias empresas. 

Num tempo em que, mais do que uma necessidade, a preservação dos recursos é uma obrigatoriedade, a Atlantic Car Wash oferece um serviço de lavagem automóvel sem recurso a água. Pedro Novo, sócio-gerente da sociedade, assegura que a aposta da Ideal Adviser neste negócio advém, precisamente, da sua vertente ecológica e de responsabilidade social.

“É um conceito novo, 100% sem água. Chamemos-lhe uma lavagem automóvel a seco, usamos um desengordurante que retira a sujidade do carro e uma cera que lhe dá brilho”, explica Pedro Novo, descrevendo um processo que é totalmente manual e com recurso a produtos biológicos e biodegradáveis. Há cerca de três meses no mercado, a Atlantic Car Wash tem já centros de lavagem instalados no Hospital e no Instituto Cuf Porto, além de um outro no parque de estacionamento do Continente junto ao centro comercial NorteShopping, em Matosinhos. Desde que arrancou, e segundo a informação disponível no site da empresa, a Atlantic Car Wash já poupou 302 400 litros de água.

O objetivo passa por expandir em franchising, com a abertura de novos centros em todo o país. A expectativa dos gestores é de que a expansão da marca possa acontecer em parceria com o universo Sonae, mas nenhum acordo está, ainda, estabelecido.

“Temos mais de 100 potenciais investidores interessados no nosso franchising, gostaríamos de conseguir, no próximo ano, abrir cem unidades, pelo menos”, refere Pedro Novo. Espírito de iniciativa, inovação e capacidade financeira é o perfil que procura nos potenciais investidores.

Negócio móvel

O fato de não usar água permite, ainda, que a Atlantic Car Wash vá aos locais onde o seu serviço é requisitado, nomeadamente prestando serviço no parque automóvel de grandes empresas. “Temos uma unidade móvel equipada com gerador para o caso de não haver eletricidade disponível no local onde vamos atuar, necessária para ligar o aspirador e o compressor para lavagem dos estofos”, explica o gestor, adiantando que a marca dispõe, já, de protocolos com várias empresas que aderiram ao serviço da unidade móvel, desde Braga, Guimarães, Coimbra e Lisboa.

O investimento na unidade móvel Atlantic Car Wash é de €7 800, chave na mão, cabendo ao franchisado a compra do veículo. Os royalties nesta versão são de €75, valor que duplica no caso dos centros de lavagem. O investimento, neste caso, sobe para €9 800, sendo que o espaço necessário ronda os 100 m2, já com área de estacionamento incluída. Este valor não contempla o espaço, nem a respetiva renda, que fica a cargo do investidor.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui