Expofranchise recebe mais de 2000 visitantes

Lisboa recebe 17ª edição da ExpoFranchise

A ExpoFranchise, promovida pelo IIF – Instituto de Formação e Franchising, vai regressar ao Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 11, 12 e 13 de maio, para apresentar várias oportunidades de autoemprego e criação do próprio negócio, através de uma mostra diversificada de setores de atividade, soluções de baixo investimento e inúmeras marcas novas.

Na edição de 2012, a Expofranchise irá reunir mais 80 marcas em modelo de franchising e realizar diversas iniciativas complementares para debater, formar e estimular o empreendedorismo nacional. Os empreendedores portugueses vão também poder conhecer novos conceitos de negócio em modelo de franchising, apresentados em exclusivo neste encontro. Na feira estarão representados os mais diversos setores de atividade e, numa altura em que o desemprego atinge valores recorde em Portugal, a maior mostra do Franchising posiciona-se, agora mais do que nunca, como impulsionadora do empreendedorismo e como local de referência para os empreendedores que procuram uma ideia para mudar de vida ou encontrar uma solução de negócio que ofereça menor risco e mais segurança.

Na feira vão estar marcas dos mais diversos setores de atividade. Destaque para as áreas da alimentação especializada, serviços financeiros, consultoria e corretagem, que serão as mais representadas. Vão também estar presentes marcas de muitas outras áreas, como estética e bem-estar, comércio de vestuário, calçado e acessórios, clínicas de tratamento antitabágico, marketing e Internet, mediação e investimento imobiliário, recursos humanos, formação e coaching, compra e venda de ouro, produtos naturais, sistemas de informação e tecnologia digital e consultoria em Franchising, entre outros.

Entre as marcas que irão estar no evento, 50% dos conceitos apresenta-se pela primeira vez, apostando assim num espaço que conta com a presença garantida de empreendedores qualificados e que procuram alternativas para a criação do próprio negócio ou de autoemprego.

Quanto ao nível de investimento inicial exigido pelas marcas presentes, a grande maioria situa-se na faixa até aos 25.000€, sendo que a média é de 30.670€. Estes valores mostram que os franchisadores são sensíveis à conjuntura, tendo algumas empresas optado por reduzir os direitos de entrada e royalties, ou criado conceitos de baixo investimento adaptados ao perfil de empreendedores atuais.

A edição de 2012 vai apresentar várias atividades paralelas durante a feira. Este ano está criado o Espaço Master Seeker, que pretende ajudar os empreendedores que queiram ser Masters de uma marca internacional em Portugal, dado que esta edição da ExpoFranchise vai contar com um conjunto de marcas internacionais presentes, pela primeira vez, em Portugal.

O Fórum Criação de Negócios, espaço lançado em 2011, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão, vai apresentar nesta edição um formato renovado, constituído por três blocos temáticos dinamizados em conjunto com parceiros estratégicos. Aqui vão ser discutidos os passos fundamentais para abrir um negócio neste modelo, bem como das suas vantagens e desvantagens. Pretende-se neste espaço ajudar a identificar o negócio de Franchising ideal, esclarecer o tema dos contratos de Franchising – os direitos e deveres de cada uma das partes – as diferentes formas de financiamento de um negócio e quais os principais aspetos a considerar.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui