Mercado internacional do franchising cada vez mais dominado por marcas espanholas

As marcas de franchising espanholas estão a dar cada vez mais cartas nos mercados internacionais com crescimentos expressivos que chegam a fazer frente a algumas das mais conhecidas empresas a operar em franchising.

Segundo a Barbadillo y Asociados, um desses casos é a llaollao, que conseguiu expandir para mercados tão diversos como China, Uruguai, França ou El Salvador. A marca de frozen yogurt está já presente em 16 países e em alguns deles domina o segmento dos gelados de iogurte.

A Bimba & Lola é outras das maiores referências espanholas: uma marca de moda e acessórios que tem dados grandes passos em mercados importantes como a Turquia, a Arábia Saudita, a Jordânia e a Coreia.

A Cortefiel, que em Portugal e Espanha opera com lojas próprias, noutros territórios prefere conceder os seus produtos a outras lojas com cartas dadas no retalho, servindo-se dessas como plataforma para vender os seus produtos. Esta é também uma das que mais está a crescer.

A consultora refere ainda o crescimento da Equivalenza, marca de perfumes de marca branca que em Portugal já conta com unidades em quase todas as regiões do país, e que noutros mercados de exportação, como Europa, América e África conta já com um total de mais de 700 lojas em franchising.