OPINIÃO: Formulários e Questionários no e-mail Marketing: Para que vos quero?
Parece ser uma pergunta tão fácil de responder…ou talvez não. Para que serve um formulário? Resposta: Para captar contactos. Simples! Para que serve um questionário? Para fazer perguntas. Simples! Porém as funções de formulários e questionários vão muito além disso…
Está a decorrer uma mudança de paradigma na forma como as empresas ou serviços atuam perante os seus clientes.
Antes era apenas a marca a falar para o cliente. Agora, com a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente, diz o que pretende em tempo real. Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções que aproximam o serviço e o cliente, simplificando este objetivo.
Mas voltemos ao título deste artigo.
Razão 1: O mais normal é utilizar um formulário para captar contactos. Acredite: Muitos não fazem mais do que algo tão simples como colocar um formulário no site para captar contactos, preferindo comprar uma base de dados para fazer envios massivos sem autorização dos destinatários.
Resultados: O formulário apresentado nessa imagem já nos gerou mais de 3000 contactos autorizados.
Razão 2: Pergunte aos seus clientes aquilo que ele querem, oiça-os e relacione-se com eles. Mas atenção: Não seja demasiado exaustivo e vá direto ao assunto. Questionários com demasiadas perguntas afastam as pessoas.
Resultados: Esse questionários de satisfação teve 183 respostas de um universo de 352 clientes.
Taxa de Sucesso: 52%
Razão 3: O efeito viral. Uma newsletter bem construída com critérios de participação claros e objetivos e um prémio apetecível para o seu público pode fazer muito pelo aumento da sua base de dados.
Resultados: A newsletter apresentada na imagem foi enviada para 3025 pessoas, tendo um total de 2050 recomendações.
Razão 4: Manter uma base de dados atualizada é tão ou mais importante do que adquirir novos contactos. Porquê enviar o mesmo e-mail para clientes e para fornecedores, quando é possível fazê-lo de forma diferenciada?
Então, o que fazer?
Lembra-se da pergunta que fiz no início do artigo? Ainda é da opinião que que criar um formulário/questionário tem que ser uma dor de cabeça? Siga as "dicas" abaixo indicadas e verá que é um processo muito simples.
- Não trabalhe em múltiplos softwares. Centralize os recursos numa só plataforma.
- Procure uma ferramenta todo-o-terreno que tenha formulários, questionários e que lhe permitirá e atualizar a base de dados evitando exportações e importações entre software.
- Faça você mesmo. Existem ferramentas já com modelos de formulários e questionários prontos a utilizar. Assim não há necessidade de pedir a terceiros que o faça por si.
Conclusão:
Não precisa perder dias para concluir com êxito um questionário ou um formulário. Já não é algo que um leigo não possa fazer. Reflita sobre este artigo e verá que as sugestões apontadas e muitas das ferramentas existentes no mercado têm um valor inestimável.
E lembre-se: A era da comunicação de uma via Marca ou Serviço tem os dias contados. A marca da sua empresa deve agora procurar criar mecanismos para saber ouvir o cliente e manter uma conversação com ele. Os questionários online são precisamente uma das ferramentas para o conseguir.
Por Hugo Pascoal,
Gestor de Comunicação