Os franchisings que estão a dar que falar no Brasil

O ano de 2014 foi marcado por muitas inovações na área do franchising no Brasil. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios criou uma lista das franquias que são “ótimas” opções de negócio para quem quer empreender. Apresentamos-lhe alguns desses conceitos.

A Palecolé é um desses exemplos. A rede vende gelados de gelo feitos artesanalmente e que são a nova moda do país. A marca oferece três formatos de loja, quiosque, loja e microfranquia, e está em franca expansão em território brasileiro.

O segundo exemplo é o de uma empresa que faz manutenção de aparelhos de ar condicionado, a Doctor Frio. A necessidade de criar um negócio deste tipo surgiu devido ao aumento do poder de compra da população brasileira, que agora começa a investir na instalação destes aparelhos para combater as altas temperaturas. As unidades operam com quatro funcionários e o retorno previsto do investimento ocorre, segundo a marca, em 12 meses.

A Santo Bier tem um conceito mais inovador, de ‘bar delivery’. Numa carrinha, a empresa circula com um bar itinerante. Os interessados ligam para o franchisado, que envia o veículo no horário marcado. Os produtos disponíveis são cerveja, água, refrigerante, uísque, energético, vodka e tequila.

 O último dos exemplos dado pela revista é o caso da ObentôMania, uma empresa especializada na venda de ‘marmitas japonesas’, ou seja, refeições japonesas prontas a comer. As unidades são preparadas tanto para um serviço de entregas como para atendimento local, embora 60% dos pedidos corresponda à primeira opção. O negócio está a dar que falar no Brasil e segundo a revista, é uma boa aposta.