Os maiores mitos sobre ser empreendedor

Os maiores mitos sobre ser empreendedor

Tem havido nos últimos anos uma espécie de glorificação do empreendedorismo e dos empreendedores: há uns anos atrás, o preconceito dizia-nos que os empreendedores eram os nerds e os lunáticos que investiam todo o seu dinheiro sem saber o que poderiam ganhar com isso. Hoje, os empreendedores são equiparados às estrelas de rock e toda a repentina exposição que têm conseguido tem levado à criação de cada vez maiores preconceitos e mitos acerca daquilo que significa ser empreendedor.

A Business Insider escreveu sobre aqueles que são os maiores mitos acerca de ser empreendedor. Selecionámos os mais relevantes e partilhamos consigo.

1. Um empreendedor só consegue ser bem-sucedido se tiver um grande financiamento

Se a maioria dos empreendedores esperasse por uma grande oportunidade de investimento para arrancar com um negócio, a maioria dos grandes negócios que conhecemos hoje não existiriam.

2. Os empreendedores devem conseguir fazer tudo sozinhos

Errado. A maioria dos novos empreendedores acha que deve depender apenas de si próprio, o que muitas vezes leva a um falhanço total. Juntar a equipa certa e delegar de forma certa é crucial. A equipa reunida no início de um negócio é mais importante do que a ideia em si.

3. Os empreendedores devem ter bons contactos para serem bem-sucedidos

Conhecer as pessoas certas é sempre uma vantagem, mas não é essencial para atingir o sucesso. O mais importante é a perseverança e a disciplina: se estiver disposto a pegar no telefone, a enviar emails, a bater a portas e a reunir uma boa rede de contactos, o empreendedor conseguirá certamente levar a sua ideia a bom porto.

4. Um novo empreendedor deve tomar enormes riscos

Não se foque em todas as histórias que lê na imprensa de pessoas que venderam todos os seus bens pessoas e que hipotecaram toda a sua vida para poderem investir num negócio. Abrir um negócio nem sempre implica fazer uma loucura.

5. Ter um negócio é uma ótima forma de ser o seu próprio chefe

Tecnicamente, sim, ser empreendedor significa que não terá ninguém a mandar em si, mas na verdade, terá que responder por muitas pessoas: investidores, colaboradores, etc.

6. Se abrir o seu próprio negócio terá mais tempo para a sua vida pessoal

Para conseguir mais tempo para a sua vida pessoal no futuro, terá que abdicar de algum desse tempo no início da vida do seu negócio. Esteja preparado para trabalhar longas horas e para abdicar de fins-de-semana e de saídas com os amigos e a família.

7. Basta uma ideia excelente para ser bem-sucedido

As probabilidades de conseguir ser bem-sucedido logo no início, com apenas uma boa ideia, são muito raras! São muitas as histórias de homens e mulheres de negócio que tinham ideias brilhantes, mas que tiveram que fazer milhares (sim, milhares) de tentativas para conseguirem alguém que os apoiasse para levar o negócio para a frente.