Os oito erros mais comuns dos jovens empreendedores
Alguns jovens empreendedores a dar os primeiros passos no mundo dos negócios acabam por cometer erros básicos que podem fatais para as suas startups. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios realizou uma lista dos oito erros mais comuns e que podem levar o seu negócio a falhar.
1 – Investir demasiado em Marketing: Segundo Marcos Hashimoto, autor do artigo, o que garante o sucesso de uma empresa não é a quantidade de clientes que atrai, mas a fidelização dos consumidores. Uma estratégia de Marketing arrojada sem capacidade operacional para responder à procura “pode ser um grande tiro no pé”;
2 – Economizar nos salários: Devido à falta de recursos, é comum os jovens empresários ‘pouparem’ no pagamento dos funcionários, mas algumas posições dentro de uma empresa requerem talentos específicos e essas pessoas não se podem ‘perder’. Um salário justo e competitivo é a melhor forma de reter talento;
3 – Menosprezar parcerias: É comum acreditar que todas as empresas do mesmo setor são concorrentes, mas muitos competidores podem ser excelentes parceiros de negócios;
4 – Não olhar para os aspetos negativos do capital de risco: Muitos jovens empreendedores esquecem-se de olhar para as consequências negativas da utilização de capital de risco. Se o negócio for de “alto impacto, o preço a pagar pode ser muito alto”. É importante usar o interesse demonstrado pelos investidores como barómetro: se muitos investidores se mostram interessados num negócio pode estar a perder mais do que pensa;
5- Não ter um ‘ordenado’ – Alguns empreendedores acreditam que terão lucros logo no primeiro mês e que poderão viver disso, esquecendo-se de pagar um ‘ordenado’ a si próprios como aos restantes funcionários;
6 – Ser demasiado otimista: Os novos empresários tendem a ser exageradamente otimistas, muitas vezes por não conhecerem bem o mercado;
7 – Querer estar envolvido em todas as tarefas: “Por excesso de autoconfiança, necessidade de economizar recursos ou falta de confiança em sócios”, muitos empreendedores querem tomar todas as decisões e estar envolvidos em todas as tarefas;
8 – Não criar uma estratégia de crescimento: Alguns jovens empreendedores esquecem-se de pensar no futuro. Saber onde se quer chegar não é suficiente. É importante saber como se vai chegar.