Pagamento com cartões: Fórum do Consumo propõe redução das taxas aplicadas aos comerciantes

O Fórum do Consumo, apesar da importância que atribui aos cartões de débito e crédito, afirma que estes não podem continuar “a ser um instrumento de penalização dos comerciantes através das elevadas taxas praticadas”. A organização propõe um valor fixo de “60 cêntimos” por transação.

Em comunicado, o Fórum do Consumo propõe à banca em geral e às empresas emissoras de cartões de pagamento, que procedam a uma “a taxa aplicada aos comerciantes pela aceitação de cartões de pagamento a crédito corresponda aos valores médios por escalão praticada nos países da União Europeia, nomeadamente, 0,5% valor escalão mínimo e 3% valor escalão máximo”. Atualmente, esta taxa, em Portugal, é mais do dobro da média praticada nos outros países da Europa.

A organização sugere ainda que a taxa interbancária praticada pela banca, que é cerca de 80% do valor da taxa cobrada aos comerciantes, “seja eliminada ou substancialmente reduzida para um valor fixo correspondente aos custos efetivos”. É ainda sugerido que a taxa de juro praticada pelas entidades emissoras de cartões aos consumidores seja “reduzida para valores mais condizentes com as taxas de juro praticadas atualmente nas outras operações bancárias de concessão de crédito ao consumo”, conclui o Fórum do Consumo.

(Visited 16 times, 1 visits today)