Pai do fundador do Facebook diz como criar filhos empreendedores

Criou um dos empresários mais bem-sucedidos de sempre e de vez em quando dá dicas sobre como se pode criar uma criança para que venha a ter sucesso nos negócios. Falamos de Edward Zuckerberg, pai de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, que também foi pai recentemente.

O site Inc.com analisou várias entrevistas do médico-dentista que criou o fundador do Facebook e reuniu as dicas mais importantes para aqueles que querem ajudar os seus filhos a serem bem-sucedidos nos negócios. Partilhamo-las consigo.

Liderar pelo exemplo

Numa entrevista dada a uma rádio norte-americana, o dentista Edward Zuckerberg explicou quando eram crianças os seus filhos costumavam visitar o seu consultório, o que fez com que desde muito cedo fossem expostos a tecnologias.

 “Isso com certeza estimulou o interesse do Mark pela tecnologia”, referiu.

Dar segurança

O pai de Mark Zuckerberg gostava muito de informática, mas ainda assim decidiu estudar odontologia por considerar que seria uma carreira mais estável e que lhe permitiria dar segurança financeira à sua família.

Desenvolver os interesses das crianças

Não se intrometa nas escolhas dos seus filhos. Procure antes reconhecer os seus talentos e ajudar no desenvolvimento desses interesses. O pai  do fundador do Facebook ensinou-o a programar no microcomputador Atari 800.

Mostrar orgulho

Ao falar sobre Mark para uma rádio local, Edward Zuckerberg descreveu-o como “um bom estudante”, “com uma afinidade especial para matemática e ciências.” “Eu tenho orgulho do que ele conseguiu, assim como tudo que todos os meus filhos já conquistaram”, referiu.

Estabelecer limites

Edward Zuckerberg acredita que é preciso que os pais tenham uma postura que diga imediatamente aos filhos desobedientes que “esse é um comportamento que não será tolerado”. Partilhar o seu mal-estar perante alguns comportamentos dos seus filhos logo desde cedo pode demovê-los de voltarem a fazer o mesmo.