Perfil dos CEO: homens, com mais de 50 anos e com MBA

A maioria dos CEO são homens, com uma média de 54 anos de idade, e com estudos em Harvard, Oxford ou Cambridge. De acordo com o estudo Qlik, que analisou os perfis e a experiência dos principais CEO de diferentes países do mundo, depois de Ciências Económicas e Gestão de Empresas, Engenharia é o curso mais prevalente dos principais CEO, seguido de Direito.

Apesar de Harvard e das instituições de Oxford e Cambridge serem as universidades mais frequentadas, a Universidade de Manchester, o Imperial College of London e a Universidade de Tóquio também estão entre as universidades mais frequentadas pelos CEO. 

Segundo o estudo, apenas 4% dos CEO são mulheres, com a Índia a liderar, com a proporção mais alta de mulheres CEO, de 8%, seguida do Reino Unido e da Austrália, com 5%. No lado oposto estão Japão e Hong Kong, países onde todos os CEO são homens.

Para além disso, 92% dos CEO têm cursos superiores universitários: o curso mais frequentado pelas mulheres CEO é Gestão de Empresas, enquanto o mais frequentado pelos homens CEO é Ciências Económicas. Quase 18% dos CEO de todo o mundo tem um MBA (Master of Business Administration).

 “Depois de consultar os CEO das empresas do FTSE 100 e 250 no ano passado, queríamos aprofundar mais esta investigação e comprovar qual era o perfil do CEO a nível global”, refere Lorna Díaz, Diretora de Marketing de Qlik Ibérica. “Curiosamente, o perfil do CEO é bastante similar em todos os países, sendo geralmente homem, com cerca de 50 anos e tendo estudado numa das universidades mais prestigiadas do mundo.”