Poder de compra dos portugueses é o terceiro mais baixo da Zona Euro

Portugal é o terceiro país da Zona Euro com menor poder de compra, tendo sido ultrapassado pela Eslováquia. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB per capita de Portugal, ajustado ao poder de compra, situou-se no ano passado em 76% da média da União Europeia.

Estes dados mostram que o poder de compra dos portugueses estava, em 2012, 24% abaixo da média dos países da União Europeia em 76%, ainda assim melhor que a Estónia (71,4%) e a Grécia (75,3%).

O INE divulgou também dados sobre a Despesa de Consumo Individual per capita (DCIpc) salientando que enquanto o PIBpc é, principalmente, um indicador do nível de atividade económica este último é um indicador mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias.

“Tomando como referência este indicador, o posicionamento relativo de Portugal é um pouco melhor que o indicado pelo PIBpc no conjunto dos países considerados. A DCIpc em Portugal foi 80% da média da UE em 2011, tendo diminuído para 77,2% em 2012”, refere o INE.