Porque é que uma boa rede de contactos é crucial

Cultivar uma boa rede de relacionamentos e de contactos é essencial para qualquer empresário, não só ao nível de parcerias, mas também para troca de experiências, conhecimentos e perspetivas pessoas. Marcos Mendes, diretor executivo da rede de franquias Acquazero, explica ao site brasileiro administradores.com.br que para ser lembrado, é fundamental que o profissional participe em encontros estratégicos com profissionais da sua área.

“Nós, por exemplo, estamos sempre envolvidos em eventos na ABF, participamos em feiras de franquias, simpósios, palestras e encontros de negócios desenvolvidos pelo Sebrae. Desde negócios sustentáveis até empreendimentos no franchising”, explica o empresário.

Para o empresário, é fundamental cultivar, sobretudo, os velhos contactos, mas é preciso saber estabelecer novas relações. Nos eventos que favorecem o networking é importante procurar um envolvimento com pessoas novas, ao invés de só se manter em grupos conhecidos. Demonstrar interesse e construir uma conversa é essencial e pode revelar mais sobre oportunidades de crescimento que poderão ser aproveitadas futuramente. O grande segredo de uma pessoa bem relacionada é manter a qualidade das conexões estabelecidas”, refere ainda Marcos Mendes.

Mas não basta criar uma relação de amizade. Segundo o empresário brasileiro, é preciso gerar força e longevidade e isso depende de alguns pontos essenciais. “É preciso manter o relacionamento, cultivar a troca de favores, as indicações e a empatia que tem com a pessoa. De nada adianta conquistar um novo contacto e perdê-lo logo. É preciso mantê-lo vivo.”