Portugal considerado um dos melhores hubs de empreendedorismo pela Forbes

A ‘moda’ do empreendedorismo tem corrido toda a Europa, especialmente depois da crise económica que empurrou muitos profissionais para as filas dos centros de emprego. Mas de acordo com a Forbes, o local onde essa transformação está a ser verdadeiramente “impressionante” é Portugal.

O artigo publicado no passado mês de agosto passou um pouco despercebido pelos radares da imprensa nacional, mas é uma verdadeira ode ao espírito empreendedor português, um país que a publicação explica ser “famoso pelos seus descobridores marítimos, rico em história e cultura e, agora, inspirador na forma como abraçou a iniciativa empresarial”.

 “A rápida emergência da ‘cena’ empreendedora portuguesa é a estória invisível dos últimos quatro anos, à medida que novas e promissoras empresas ganham investimento, lançam produtos internacionais e asseguram a sua internacionalização”, refere a Forbes.

A revista explica que os empreendedores portugueses souberam identificar as necessidades do mercado e aplicar a sua criatividade para as eliminar. “Nesse processo, conseguiram ajudar na transição entre uma economia nativa baseada em raízes industriais para uma economia baseada em inovação.”

Para além de elogiar o espírito empreendedor do país, a revista norte-americana destaca ainda a criação de incubadoras de empresas, de programas de aceleração e de outras iniciativas que têm servido como motores da promoção do empreendedorismo nacional e termina referindo que “há cinco anos atrás, tal espírito empreendedor seria inimaginável. Portugal foi um dos países que mais sofreu durante a última crise financeira que assolou a Europa e apenas há quatro anos atrás estava em recessão.”