Portugal distinguido nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial

O projeto ‘Lisboa Empreende’, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, venceu na categoria de “Grande Júri” da edição de 2015 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, galardões atribuídos pela Comissão Europeia no âmbito da Semana Europeia das PME. 

O júri considerou a iniciativa ‘Lisboa Empreende’ “um programa de êxito, inspirador e inovador que estimula o micro-empreendedorismo em Lisboa através de um leque abrangente de medidas e, embora aberto a todos os futuros empreendedores, tem um foco especial junto dos grupos mais desfavorecidos.”

A iniciativa trabalha no sentido de apoiar e promover o empreendedorismo responsável e inclusivo, quer pela ajuda no desenvolvimento de planos de negócio como na procura ao financiamento, e já apoiou a criação de cerca de 50 empresas, 100 postos de trabalho e 550 reuniões com empreendedores.

Os outros seis vencedores desta edição foram os Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Estónia, Espanha e Alemanha, que foram reconhecidos pelo seu trabalho na promoção do espírito empreendedor, por melhorar e simplificar a criação de empresas e pelo investimento em competências.

Para além da entrega do prémio, no mesmo dia foi lançado o ‘Relatório Anual 2014/2015 sobre PME Europeias’ que revela que depois de vários anos de ‘cortes’, devido à crise económica, as PME europeias começam a crescer e a contratar. Estima-se que as PME portuguesas criem, até ao final de 2016, quase 60 000 novos postos de trabalho (um aumento de 2%).