Portugal é o 33º país mais competitivo do mundo

Portugal é o 33º país mais competitivo do mundo

Portugal subiu para a 33ª posição do ranking de países mais competitivos do mundo do IMD. Para além de Portugal, França e Itália foram os únicos países da Europa Ocidental que não sofreram caídas na lista de competitividade.

“O auge de Portugal deve-se ao crescimento das atividades económicas com uma mudança positiva nas perceções sobre a eficiência institucional, incluindo uma maior transparência governamental”, refere o estudo. No entanto, o IMD refere que para continuar a subir neste ranking, Portugal terá que enfrentar desafios como a “redução da dívida pública” e “a promoção de acordos sólidos entre partidos políticos”.

Os analistas IMD sublinham ainda que “os fatores mais atrativos de Portugal são a exportação de produto nacional, o incentivo ao investimento, afirmação cultural, despesas de Estado para a educação, boa qualificação profissional e o aumento da receita turística.”

Em relação aos restantes países europeus, ficamos a saber que Irlanda (12) e Luxemburgo (11) abandonaram o top 10 desta lista ao cair seis e três posições, respetivamente. Alemanha (15), Finlândia (16), Reino Unido (20), Islândia (24), Bélgica (26), Espanha (36) e Chipre (41) também caíram face à edição anterior. A Grécia foi o único país a manter-se no mesmo lugar (57).

Os Estados Unidos da América lideram a tabela, seguidos de Hong Kong, Singapura, Países Baixos, Suíça, Dinamarca, Noruega, Suécia, Emirados Árabes Unidos e Canadá.