Portugueses recorrem cada vez menos à venda de ouro em lojas de rua

Os portugueses recorrem cada vez menos à venda de ouro nas lojas de rua. De acordo com o trader da Golden Broker, João Pinto, esta mudança é uma consequência da adaptação dos portugueses à crise.

A compra e venda de ouro em Portugal foi um negócio que registou um boom em 2008 com o início da crise financeira, no entanto, está a sofrer uma quebra que pode ser irreversível. Entre abril e dezembro de 2013 encerraram cerca de 63% das lojas existentes no mercado português, consequência do recuo do valor do ouro, que foi de cerca de 25%.

“Foram vários os fatores que conduziram à abertura, em massa, deste tipo de negócio. Em primeiro lugar, entre 2002 e agosto de 2011 a cotação do ouro valorizou em 537%, o que foi determinante para que houvesse uma expetativa muito elevada em relação à contínua e sustentada subida do preço do ouro. Este facto foi determinante para que as lojas de compra e venda de ouro detetassem uma oportunidade de ter sucesso”, explica o trader da Golden Broker.

 A falta de liquidez por parte de muitas pessoas, aliado à dificuldade de acesso aos créditos fez com que a venda de bens fosse encarada como uma mais-valia no curto prazo, numa altura em que o ajuste da população à crise teve de ser feito de forma célere.

 “Quando estas lojas começaram a aparecer, a concorrência era muito pouca, pelo que existia muita proteção relativamente a potenciais quedas do preço do ouro. Estas lojas avaliavam as jóias que compravam com um desconto na ordem dos 30%. À medida que este negócio foi aumentando, a margem teve que, naturalmente, diminuir, acabando por atingir entre 5 a 7%, fator que em muito contribuiu para que muitas tivessem que fechar portas”, conclui João Pinto.