Previsões apontam para otimismo cauteloso no desempenho das PME

As pequenas e médias empresas vão crescer em Portugal. A previsão é da Comissão Europeia que analisa anualmente os progressos dos países europeus no que diz respeito à aplicação do Small Business Act, lei das pequenas e médias empresas. 

Em 2012, havia mais de 810 000 pequenas e médias empresas em Portugal no setor privado que empregam cerca de 2,4 milhões de trabalhadores, produzindo cerca de 50 mil milhões de euros.

A crise económica colocou Portugal numa recessão profunda e prolongada entre 2008 e 2012, altura em que muitas empresas entraram em declínio, principalmente as empresas de construção e imobiliário, que foram os setores mais afetados.

As previsões da Comissão Europeia apontam para um “otimismo cauteloso” e revelam que até ao final de 2013 as reformas postas em prática no país venham parar as tendências negativas dos últimos anos e tenham efeitos positivos no crescimento da economia e no emprego. Em 2014 está previsto um crescimento modesto mas uma recuperação integral para os níveis anteriores à crise.