Programa CMU Portugal incentiva ao empreendedorismo

O Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, vai receber estudantes de mestrado profissional e de doutoramento mo dia 12 de outubro, às 11h, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST/UTL). 

Os alunos vão partilhar a sua experiência e conhecimentos sobre o programa e a forma como funciona. Este programa envolve nove universidades portuguesas (Aveiro, Católica Portuguesa, Coimbra, Nova de Lisboa, Lisboa, Madeira, Minho, Porto e Técnica de Lisboa), quatro laboratórios associados (INESC ID, INESC TEC, ISR e o IT), mais de 80 empresas e a Carnegie Mellon University.

A parte da manhã do evento vai ter sessões informativas e na parte da tarde, será dedicada à vertente empresarial e de empreendedorismo.

Os temas em destaque vão ser sobre transferência de tecnologia, a rede de conhecimento consolidada entre universidades e as empresas nacionais, processo de evolução desde a investigação até ao mercado, e a importância de fatores distintivos que contribuam para a competitividade e sucesso de uma empresa ou produto. Estes aspetos vão ser abordados por Luís Caldas de Oliveira, membro do conselho executivo do IST e responsável pelas áreas de transferência de tecnologia, empreendedorismo e relações corporativas neste instituto.

João Barros, diretor nacional do programa Carnegie Mellon Portugal, explica que “os estudantes do Programa CMU Portugal são os elementos-chave que permitem uma colaboração entre os grupos de investigação em Portugal e nos Estados Unidos, e lançar novas pontes com a indústria”.

Este evento tem como objetivo dar a conhecer aos novos alunos de grau dual algumas especificidades do Programa Carnegie Mellon Portugal, ao mesmo tempo que tenta incutir uma cultura de empreendedorismo.

(Visited 20 times, 1 visits today)