Quais são as maiores dúvidas dos empreendedores

Qualquer empreendedor em início de carreira, ou no início da criação do seu negócio, tem dúvidas: sobre o negócio, sobre a forma como deve proceder na criação da sua empresa ou até mesmo sobre a forma como o negócio irá afetar a sua vida pessoal. O site Pequenas Empresas & Grandes Negócios reuniu uma lista das maiores dúvidas surgem todos os dias aos empreendedores. Partilhamos algumas consigo.

Como fazer um plano estratégico?

Esta é, sem dúvida, a questão mais comum. Em que é que a minha empresa se diferencia das outras? Onde quero estar daqui a cinco anos? De que forma vou lá chegar? Estas são apenas algumas das interrogações que os novos empresários mais fazem. O positivo é que existem cada vez mais plataformas e soluções que ensinam a responder a tudo isto a custo zero.

Como fazer uma análise SWOT para o meu negócio?

Analisar o ambiente interno e externo de uma empresa permite ter uma visão mais ‘sóbria’ da direção a seguir. Peça ajuda a um especialista para identificar as suas forças, as suas fraquezas, oportunidades e ameaças.

Como conseguir investimento?

O capital é importante, mas muitos empreendedores não sabem como o conseguir. Tente perceber que perfil de investidor se encaixa melhor no seu modelo de negócio. Só aí estará preparado para começar a procurar soluções.

Como ser um bom líder?

A maioria dos novos empreendedores nunca liderou uma empresa ou uma equipa de pessoas. Uma das maiores preocupações e objetivos destes novos empresários é ser um líder inspirador, conseguir reter talentos e ser diferente do típico ‘chefe’.

Como equilibrar a minha vida pessoal com a rotina de empreendedor?

Ter uma vida equilibrada, ser feliz e ser um empresário de sucesso não precisam de ser objetivos inalcançáveis, mas a maioria dos novos empresários não se preparam para o facto de terem que abdicar de algum do seu tempo pessoal para liderar uma empresa.

Como fazer uma boa gestão financeira?

Gerir uma empresa, e todos os custos que isso implica, é uma das maiores preocupações de um gestor de uma empresa. Muitos empreendedores não têm sequer experiência e conhecimentos financeiros que lhes permita serem bem-sucedidos na gestão de uma empresa. É importante rodear-se de especialistas nesta área.

 

> Gostou deste artigo? Se pretende ler mais artigos sobre franchising, subscreva a nossa newsletter aqui.