Quer ser um bom líder? Saiba quais as qualidades dos piores líderes

Já todos lemos truques e dicas sobre como ser um bom empreendedor, conseguir obter o sucesso e os traços de personalidade de um excelente líder. O que têm em comum essas dicas? Muitos lugares comuns e poucos indícios sobre aquilo que está errado e não se deve fazer. A Business Insider publicou recentemente um artigo onde explica quais são as qualidades e os traços de personalidade dos piores líderes. Conheça alguns.

1. Se lidera uma empresa pequena, conheça toda a sua equipa

Se lidera uma empresa pequena, deve saber todos os problemas de todas as pessoas que trabalham na sua organização. Sim, todas! Deve conhecer as suas competências, aquilo em que são bons e aquilo em que são maus. Os seus sonhos. Cada uma dessas pessoas deve fazer exatamente isso: aquilo em que é bom e que corresponde às suas expectativas.

Um mau líder dá demasiadas tarefas a cada pessoa e obriga essas pessoas a serem medíocres em vez de lhes permitir que sejam excelentes naquilo em que são bons. Um bom líder deve estar consciente das suas limitações e entender que as outras pessoas também as têm.

Para além disso, um péssimo líder evita reunir pessoas que sabem mais que ele, em vez de procurar aquelas que sabem mais e podem ser melhores do que ele, podendo inclusive ajudar a organização a ser melhor.

Se quer ser um bom líder, conheça cada um dos seus colaboradores e ajude-os a maximizar as suas competências.

2. Falta de visão

Não é possível unir as pessoas falando com cada uma individualmente. Criar um sentimento de união implica ter uma história. Sim, uma narrativa em que todos acreditam e que estão dispostos a seguir. O maior exemplo disso é a religião.

Essa história nunca deve ser ‘Conseguir mais lucros’. Essa narrativa nunca deve ser sobre dinheiro. Essa é a história dos maus líderes. Para a Apple essa história sempre foi ‘Tecnologia + Design’.

De acordo com a Business Insider, os elementos para uma boa história são sempre a luta contra uma força maléfica (sim, ainda estamos a falar de negócios), ter algo que mais ninguém tem (design, tecnologia, inovação) e possuir um líder inspirador, porque na verdade ninguém quer seguir a visão de uma pessoa de quem não gosta!

3. Um mau líder não se livra daqueles que travam o sucesso da empresa

Sim, ser líder implica tomar decisões difíceis, como despedir aqueles que não servem os interesses da empresa e que não estão dispostos a vestir a camisola.

Uma má liderança pode levar, por si só, à destruição de uma empresa, por isso, é necessário saber identificar aquelas pessoas que na verdade não fazem falta à empresa em que trabalham.

4. Um mau líder é muitas vezes carismático

Mas então como é que um mau líder chega a uma posição de liderança se é mau? Frequentemente, estas pessoas têm personalidades carismáticas. São inteligentes e sabem cativar os seus superiores, o que faz com que muitas vezes seja difícil dizer-lhes que não, mesmo quando intimamente se sabe que estão errados.