Quer ter sucesso numa franquia? Seja realista

Uma empresa possui, habitualmente, um percurso cheio de desafios e até obstáculos, e para um franchisado, que frequentemente tem por detrás uma rede a prestar apoio, isso não é diferente. De acordo com o site brasileiro segs, obter sucesso com uma franquia é fácil, desde que se seja realista.

“O franchising apresenta uma grande vantagem para os empreendedores: é um formato testado e provado. Um produto ou serviço com nome no mercado e já desenvolvido pelo franchisador”, refere o site.

Mas ainda assim, é importante haver dedicação e esforço por parte dos novos empresários. “Engana-se quem pensa que um franchisado de sucesso pode dar-se ao luxo de entrar e sair da franquia ao horário que lhe convier ou que terá feriados prolongados. O franchisado de sucesso irá, principalmente no início do negócio, ser o primeiro a chegar e o último a sair. Irá abrir e fechar a franquia diariamente. Terá que ajudar na limpeza, na receção, na administração da unidade.”

Para além disso, para conseguir ser bem-sucedido, não basta fazer tudo o que o franchisador mandar, é preciso “longas horas de trabalho, dedicação, superação dos próprios limites e gostar do que faz”.