Quer terminar a sua lista de tarefas? Adquira estes hábitos

Todos gostamos de ver riscada ou rasgada aquela lista de tarefas que teima em não nos largar durante o dia de trabalho, especialmente quando conseguimos respeitar os timings previstos. Mas por incrível que pareça, existem pessoas que conseguem sempre acabar as tarefas a que se propõe quando planeiam e sem grande esforço. Como? A Fast Company partilhou recentemente uma lista dos hábitos dessas pessoas e garante que se fizer o mesmo também conseguirá terminar a sua lista de forma bem-sucedida. 

1. Saber o seu ‘estilo’ no local de trabalho

Há pessoas que começam a planear um dia na noite anterior, nomeadamente com a escolha da roupa que irão vestir, outras que gostam de se levantar de madrugada, quando todos os outros ainda estão a dormir, e outros para quem acordar antes do sol nascer é simplesmente impossível.

Sherry Chris, CEO da empresa Better Homes & Gardens Real Estate, explicou à Fast Company que todos devemos analisar que hora do dia nos é mais favorável em termos de concentração: se trabalhamos melhor de manhã, devemos procurar chegar mais cedo ao escritório. Para além disso, saber que tipo de trabalho se realiza melhor em determinadas alturas do dia pode ajudar a ser mais eficiente nas tarefas listadas.

2. Saber quanto tempo levará cada tarefa

As pessoas que conseguem terminar sempre as suas listas de tarefas na altura planeada sabem exatamente quanto tempo demora cada uma das tarefas que têm que executar. Tente avaliar quanto tempo (o tempo real) está a demorar em cada tarefa todos os dias e liste apenas aquilo que terá de facto tempo para completar.

3. Encontrar motivação em cada tarefa completada

Cada vez que conseguir eliminar uma tarefa da sua lista, sinta-se motivado para completar a próxima, e por aí adiante. O sentimento de ‘tarefa cumprida’ e de conquista ajuda a combater a sensação de sobrecarga.

4. Delegar e apagar

Existem provavelmente na sua lista de tarefas coisas que na realidade não precisa de executar, ou porque existe alguém que as pode fazer ou porque na verdade não são necessárias. Avalie que tarefas podem ser delegadas noutros ou apagadas de vez.