Relação com os fornecedores pode trazer benefícios às empresas

O sucesso de uma empresa depende em muito das relações que estabelece com os seus fornecedores, por isso, é importante perceber que um bom relacionamento com os fornecedores traz benefícios e maior credibilidade a uma empresa. De acordo com o portal brasileiro administradores, seguir alguns passos chave na relação com os fornecedores pode beneficiar a sua empresa.

Construir um bom relacionamento

Não aja como se o seu fornecedor tenha obrigação de fazer tudo o que quer. Muitas empresas adotam uma atitude de superioridade, exigem e ameaçam acabar com o relacionamento profissional quando algo corre mal, no entanto, uma relação duradoura com o mesmo fornecedor pode trazer muitos benefícios.

Quando existe uma relação de confiança entre as empresas e os seus fornecedores, mais facilmente existirá facilidade em resolver, por exemplo, urgências e necessidades de última hora.

Respeito e previsões

Para criar um bom relacionamento entre empresa e fornecedor, é importante que se respeitem os prazos de pagamento, as condições contratualizadas, os acordos ou os contratos. Para além disso, as previsões são essenciais e permitem prevenir, por exemplo, perdas de vendas por falta de entrega de algum produto.

Elimine os maus fornecedores

Deve eliminar os maus fornecedores: aqueles que demoram a entregar o que foi pedido, que falham um acordo e que prestam serviços de má qualidade.

Cuidado com os preços baixos

As empresas mais pequenas tendem a procurar fornecedores mais baratos e a trocar de fornecedor frequentemente, não fidelizando o relacionamento com nenhum deles. Um relacionamento entre fornecedor e empresa é muito mais do que preço.