Sabe quais os setores que mais empregos vão criar este ano?

O setor dos Transportes, Armazenamento e Comunicações deverá ser aquele que mais vai aumentar o número de contratações no segundo trimestre deste ano, com uma perspetiva líquida de emprego de +22%. A previsão consta do ‘ManpowerGroup Employment Outlook Survey’, estudo que projeta uma perspetiva de emprego líquido de + 13% para o país.

De acordo com o estudo, “o mercado de trabalho em Portugal vai manter-se dinâmico durante o segundo trimestre de 2019, com 16% dos empregadores a pretenderem aumentar o número de colaboradores. As intenções de contratação são quatro pontos percentuais mais fortes quando comparadas com o trimestre anterior, o que abre boas perspetivas para candidatos ativamente no mercado de trabalho.”

Nas cinco regiões analisadas no estudo, os empregadores pretendem aumentar as contratações durante o período de abril a junho, como o mercado a apresentar-se mais dinâmico na região sul, onde a perspetiva de emprego líquido se situa nos +15%. Estão também previstas melhorias significativas para o centro do país, com uma perspetiva de +14%, enquanto os empregadores na região da Grande Lisboa revelam uma perspetiva positiva de +12%. As perspetivas positivas estendem-se também ao Grande Porto (+10%) e ao resto do norte, com os empregadores a relevarem uma perspetiva de +9%.

De acordo com o estudo, também os setores de Finanças, Seguros, Imóveis e Serviços de Negócios (+19%) e Restauração e Hotelaria (+16%) vão recrutar novos colaboradores. Ainda que estes sejam os números mais significativos, também o setor de Eletricidade, Gás e Água e o setor público e social vão estar bastante ativos, com perspetivas de +14% e +13%, respetivamente. O ‘ManpowerGroup Employment Outlook Survey’ diz ainda que, apesar de um ano de 2018 forte no setor Imobiliário, o abrandamento do mercado este ano faz com que o setor da Construção seja o mais afetado neste segundo trimestre, ainda que a perspetiva (+6%) seja positiva.

Raúl Grijalba, Mediterranean Regional Managing Director da ManpowerGroup, sublinha que “os resultados do ManpowerGroup Employment Outlook Survey para o segundo trimestre de 2019 revela boas perspetivas para quem esteja ativamente à procura de trabalho. Verificámos um ligeiro abrandamento no início de 2019, em parte devido às previsões económicas para este ano, mas a realidade é que as empresas estão novamente bastante confiantes e isso reflete-se nas intenções de contratação para este trimestre”.