Sabe que elementos definem as melhores startups?

As melhores e mais bem-sucedidas startups têm todas algo em comum: elementos que as definem e que determinam a capacidade que terão para crescer e evoluir ao longo do tempo. De acordo com a revista Entrepreneur, são cinco os elementos que estão no centro desse tipo de empresas.

1. Visão

Uma startup forte começa com uma visão forte. A empresa deve ter sempre um propósito e pontos que guiem a sua linha de ação. Segundo a Entrepreneur, “ter uma visão clara é a base para ter clareza acerca de questões como contratação, captação de investidores e qualquer outro aspeto da companhia”.

2. Valores

Outro dos aspetos que ajudam a definir o sucesso de uma empresa desde o início são os valores e os princípios. “Pode ser velocidade. Pode ser um serviço de atendimento excecional. Algumas empresas têm o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal como pedra basilar, embora isso seja difícil para as startups. Os valores ajudam a construir a cultura da empresa”, refere a revista. Esses valores podem servir também de linha orientadora para o tipo de pessoas que se decide contratar ou não.

3. Produto

Para além disso, segundo a revista, no futuro, as grandes empresas serão sobretudo definidas pela qualidade do seu produto final. Um bom produto é o essencial para conseguir vencer.

4. Feedback

“O centro da empresa é constantemente influenciado pela relação entre os funcionários dentro da companhia, os seus clientes e os parceiros de negócio. Todas as interações entram no ‘circuito de feedback’”, o que significa que todas as interações que a empresa estabelece são importantes para o desenvolvimento do negócio. “As empresas verdadeiramente boas têm no centro da sua estratégia a vontade de ser mais fortes com o tempo”, refere.

5. Resiliência

As startups mais fortes são aquelas que têm como elemento definidor e como base a resiliência. Para a Entrepreneur, são aquelas que têm a capacidade de se reerguer depois de uma queda.