Saiba o que as grandes empresas podem aprender com as startupsinfofranchisinginfofranchising_logo_mobile_250infofranchising_logo_mobile_250
  • Home
  • Notícias
  • ABC do Franchising
  • ExpoFranchise
  • Norte Franchise
  • APF
  • Quem Somos
  • Contactos
✕

Saiba o que as grandes empresas podem aprender com as startups

Para muitos grupos de grandes dimensões, a startup é uma fantasia, uma espécie de ideal caracterizado por uma agilidade fora de série. Mas o que têm essas empresas, para além de um espírito audacioso, para poderem competir com os gigantes do mesmo setor? A reunião com croissants às segundas-feiras de manhã, as pausas da tarde com bolinhos, as festas surpresa, os almoços trimestrais… Os rituais e métodos de gestão das startups despertam as equipas, tornando-as mais coesas. Apresentamos aqui alguns exemplos de métodos clássicos e de outros mais modernos, mas todos muito eficazes. A transpor urgentemente nas grandes estruturas que carecem fortemente da sua presença!

O Recrutamento

A chegada de um novo colaborador tem um impacto na cultura da empresa. É um desafio chave para as startups que contratam, em primeiro lugar, candidatos cujo espírito e ‘ADN’ vai permitir a implementação, a evolução e a solidificação dessa cultura. Adrien Falcon, gestor da Deliveroo França, contrata cerca de dois novos colaboradores por semana. Para construir a sua equipa, o gestor não procura perfis com muita experiência ou cursos de prestígio, mas personalidades dispostas a empenhar-se a vários níveis, verdadeiros ‘canivetes suíços’. Foi assim que foi constituída a Deliveroo França, com colaboradores de universos completamente diferentes. E toca a multiplicar a agilidade e a inovação! Michel & Augustin explicam o seu sucesso do mesmo modo: “Contratamos pessoas simpáticas, apaixonadas e curiosas. A curiosidade é essencial para permanecermos ágeis.”

Manter e Gerir a coesão da equipa

O espírito de equipa e de colaboração é essencial dentro das startups.  Alguns rituais simples e eficazes permitem preservar essa coesão enquanto a empresa cresce: o copo da quinta-feira à noite, o jantar de sexta-feira ou ainda, como na Michel & Augustin, ‘os livros do mês’ em que cada um deve ler um trecho de um livro que o marcou, a campainha, a ‘vaca gorda’ que se toca a cada boa notícia na vida da empresa ou dos colaboradores… Vistos de forma isolada, os rituais podem parecer artificiais, mas em conjunto, estes libertam a energia criativa da empresa.

Torna-se ainda mais essencial manter esse espírito de equipa quando os colaboradores trabalham à distância. Por exemplo, na empresa Trello, cerca de metade dos colaboradores estão sediados em Nova Iorque enquanto a outra metade trabalha a partir de vários países no mundo inteiro. Os colaboradores trabalham, colaboram e comunicam à distância. Para manter a coesão, os colaboradores partilham as suas agendas e cumprimentam-se todos os dias de manhã, embora os fusos horários sejam diferentes! É essa organização colaborativa que fomenta a criatividade e a inovação.

Embora as startups não sejam ‘loucas’ por reuniões, a maioria implementou um ponto de situação semanal com as equipas para analisar os pontos fortes e os pontos fracos em 30 minutos, no máximo. É uma oportunidade para fazerem um balanço sobre os desafios do momento, os assuntos a tratar durante a semana e trocarem impressões sobre a visibilidade das funções de cada um!

Desenvolver um espírito de Audácia e Inovação

Quantas empresas baseiam a sua atividade em mercados desbravados por startups ?As startups desenvolvem-se a partir de valores de entusiasmo, coragem, audácia e inovação. A sua grande força é saber ousar. Mas a inovação não se decreta do dia para a noite. Além de terem uma boa ideia de base, as startups cultivam um certo gosto pelo risco, porque para desencantar ‘a’ boa ideia, é necessário experimentar várias. Pelo contrário, as grandes empresas, mais sólidas, cultivam mais uma aversão ao fracasso, o que faz com que muitas não consigam dar a volta tecnológica de que precisam. Porém, os grandes grupos devem incentivar a iniciativa, o que implica antes de mais nada uma gestão que tolera o fracasso. Um dos rituais eficazes das startups é o ‘Champanhe shower’ :  o diretor festeja os fracassos com as suas equipas abrindo uma garrafa de champanhe para celebrar o que aprenderam, o que retiveram.

Há outra maneira eficaz para desenvolver a criatividade das equipas: as ‘Hackatonas’! Para fomentar a coesão das equipas, os colaboradores devem aperfeiçoar um produto inovador muito rapidamente.

E não hesite em decorar as paredes da sua empresa com os valores chave e as citações que pretende transmitir aos colaboradores. Assim, na Michel & Augustin, podemos ler nas paredes: “Fazer antes de mandar fazer”, “Agite a sua imaginação antes de sacar da carteira” ou ainda “E sobretudo, faça o que os outros não fazem.”

Artigo publicado em parceria com o blog RH Bizz.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter

ABC do FRANCHISING

Negociação e contrato

Negociação e contrato

Começar um negócio: enquadramento Legal

Começar um negócio: enquadramento Legal

Como financiar um negócio

Como financiar um negócio

Como fazer a pré-seleção das oportunidades de franchising

Como fazer a pré-seleção das oportunidades de franchising

Quero ser franchisado. E agora?

Quero ser franchisado. E agora?

Está preparado para ser franchisado?

Está preparado para ser franchisado?

Como começar um negócio

Como começar um negócio

MAIS LIDAS

  • Pingo Doce procura parceiros para abrir lojas fora de centros urbanosPingo Doce procura parceiros para abrir lojas fora…
  • A Padaria Portuguesa quer abrir 10 lojas este anoA Padaria Portuguesa quer abrir 10 lojas este ano
  • Como financiar um negócioComo financiar um negócio
  • Dunkin’ Donuts está a caminho de PortugalDunkin’ Donuts está a caminho de Portugal
  • Franchising: quais as melhores apostas para 2017?Franchising: quais as melhores apostas para 2017?

    Links

  • Gestão
  • Franchising
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Expofranchise
  • Porto Franchise
  • Revista Negócios & Franchising
  • Financiamento
  • Start-up
  • Oportunidades
Abilways_PT_rodape
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos 
  • Contactos
  • Subscrever a newsletter

Abilways Portugal | Infofranchising | Negócios & Franchising | Associação Portuguesa de Franchising

comunicacao@apf.org.pt