Saiba qual o segredo do sucesso no omnicanal

Nos últimos anos tem ficado cada vez mais claro que a omnicanalidade é o presente e o futuro do retalho, o que significa que muitas marcas têm que se reinventar e focar o seu modelo de negócio nas necessidades e experiência do consumidor. Contudo, segundo site ‘The Future of Commerce’, o segredo para atingir o sucesso num modelo de negócio omnicanal não é a tecnologia, mas sim as pessoas.

“Assume-se muitas vezes que o software e as tecnologias são a resposta, afinal de contas, é a tecnologia que está a impulsionar uma mudança nos hábitos dos consumidores e nas suas expectativas. Mas na verdade, as tecnologias são apenas parte da solução. A chave para o sucesso assenta num valor muito antigo, as pessoas”, explica Joseph Ballard, especialista em e-business e e-commerce que já colaborou com empresas como a Nokia, a Arcadia e a OD2.

De acordo com o especialista, o design e soluções tecnológicas adotados devem ser centrados nas pessoas. “Perca tempo a ouvir o que os seus clientes e funcionários querem. Invista em formação para os seus funcionários. Por fim, será a sua equipa a comandar a adoção da solução, por isso, envolva-os na criação”, explica.

O especialista refere ainda que omnicanal dá, frequentemente, origem a um grande volume de dados, informações que podem muitas vezes ajudar as empresas a entender melhor o consumidor para quem trabalham, atingindo bons níveis de eficiência. Contudo, “o Big Data pode ser uma enorme dor de cabeça se a equipa estiver demasiado focada na análise de resultados e em algoritmos em vez de estar a agir e a executar. A minha experiência diz-me que a atividade humana supera sempre a máquina da mente.”