Saiba quanto está a crescer o Contactless em Portugal

Em Portugal, no segundo trimestre de 2015, verificou-se um crescimento nos pagamentos Contactless, de acordo com a Mastercard. “As transações realizadas com os cartões Mastercard e Maestro Contactless registaram um incremento de 277% comparativamente com o mesmo trimestre do ano passado.”

Ainda de acordo com a Mastercard, o valor médio por transação, em Portugal, é de 11,29 euros, sendo cada cartão reponsável por 2.4 taps (ação de aproximação do cartão ao terminal de pagamento), representado assim um crescimento de 36% por cartão ativo, em comparação com o segundo trimestre de 2014.

De acordo com Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard Portugal, “Portugal apresenta as condições necessárias para que os pagamentos Contacless se generalizem e façam parte do dia-a-dias dos consumidores. Neste sentido a Mastercard irá continuar a colaborar de forma estreita com os bancos e parceiros com o objetivo de contribuir para o incremento dos pagamentos Contactless junto dos comerciantes ajudando-os na expansão na aceitação desta inovação, colaborando assim de forma ativa para a massificação dos pagamentos Conctaless nas lojas no nosso mercado.”

No resto da Europa as transações Contactless registaram um crescimento de 170% comparativamente com igual período em 2014. O número de consumidores que utiliza este tipo de pagamentos cresceu também 20%.

De acordo com os responsáveis da Mastercard, existem mercados, como o inglês, sobretudo na capital, Londres, onde o uso do Contacless é muito usual, fruto da utilização desta tecnologia para os pagamentos dos transportes públicos (Oyster) da cidade.

Em Portugal, todo o retalho do grupo Sonae, os supermercados Lidl e os restaurantes McDonald’s já utilizam esta tecnologia.