Só cerca de 30% dos portugueses sabe quanto ganha e gasta por mês

27,8% dos portugueses conhece com exatidão o rendimento do agregado familiar e 36,6% conhece o valor das despesas fixas mensais, como o carro, a casa, a eletricidade e os créditos.

Estas foram as principais conclusões do estudo do Cetelem que procurou saber qual o nível de conhecimento que os portugueses têm sobre o seu orçamento e de forma fazem a gestão deste.

Uma percentagem significativa dos inquiridos afirma ainda que sabe aproximadamente o valor que dispõem mensalmente (62,4%). Mais de metade declara que conhece relativamente as despesas fixas mensais (55,2%) e apenas um número residual de inquiridos diz que não tem conhecimento de quanto ganha (9,2%) ou gasta por mês (7,2%).

Este mesmo inquérito do Cetelem tentou perceber ainda de que forma controlam os portugueses o seu orçamento mensal e constatou que a grande maioria o faz através de uma consulta regular do extrato bancário (55,8%). 24,8% fá-lo através de uma tabela de controlo de gastos e 6,4% não tem por hábito fazer qualquer tipo de controlo.

O estudo sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 18 e 25 de fevereiro em colaboração com a MultiDados, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. 

(Visited 12 times, 1 visits today)