Sonae SR aumenta vendas internacionais em 6%

A Sonae SR alcançou um crescimento de receitas no exterior de cerca de 6%, reforçando assim a sua atividade internacional.

As vendas da empresa nos mercados externos representam mais de 28% das vendas totais do ano de 2012. No ano anterior, a presença geográfica da Sonae foi alargada a quatro novos países, com a abertura de lojas Zippy em Azerbaijão, malta, República Dominicana e Venezuela.

A Sonae SR conta agora com 146 lojas no exterior e a atividade em Espanha, principal mercado externo da empresa, registou um crescimento de 4,2% em 2012, com receitas de 324 milhões de euros.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, refere que “apesar dos desafios colocados pelas medidas de austeridade na Península Ibérica, com forte impacto sobre o consumo, a Sonae SR conseguiu reforçar a sua atividade internacional e dinamizar as exportações portuguesas durante o ano de 2012. O crescente reconhecimento dos clientes das vantagens proporcionadas pelos nossos formatos nos vários países onde estamos presentes, nomeadamente ao nível da inovação, qualidade, design e preço, bem como a elevada capacidade demonstrada pelas nossas equipas em responderem às necessidades do mercado internacional, levam-nos a estar confiantes no objetivo estratégico de desenvolver a presença internacional da Sonae e contribuir para a crescente diversificação das receitas”.

Zippy assina acordo para abrir lojas em Marrocos

A Sonae SR vai também expandir as suas atividades de retalho especializado para o Norte de África. A entrada naquele em Marrocos será concretizada ainda durante o primeiro semestre de 2013, coma a abertura da primeira loja.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “A Sonae tem vindo a reforçar as suas receitas internacionais de forma progressiva, aproveitando para diversificar a sua exposição a mercados com fortes dinâmicas de crescimento económico. A entrada da área de retalho especializado no Norte de África marcará um novo passo neste desafio, que tem por base marcas claramente distintivas criadas em Portugal e que apresentam vantagens competitivas em termos internacionais. Esta é também uma boa notícia para o tecido empresarial nacional, visto que cerca de metade dos fornecedores da Zippy são portugueses.”

A expansão para Marrocos será efetuada seguindo uma estratégia “capital light”, tendo a Sonae alargado o acordo existente com o Fawaz Alhokair Group. A parceria envolve o franchising da marca Zippy e permite à Sonae uma expansão para um novo mercado, beneficiando das sinergias decorrentes dos negócios já desenvolvidos pelo parceiro.