Stickhouse: Gelados artesanais italianos

Stickhouse: Gelados artesanais italianos

Originária de Turim, Itália, a Stickhouse conta com mais de 20 anos de experiência no ramo das gelatarias, sendo especializada na elaboração de gelados artesanais, de pau, com ingredientes 100% naturais. Claro que, num ápice, quando se fala de gelados não se consegue encontrar um público-alvo específico e limitado. Afinal, quem diz que não?

Assim, não é de admirar que a empresa refira que todas as idades e estratos sociais são passíveis de serem  apontados como consumidores.

São quatro os tipos de tipologia possíveis: localizado em centro histórico ou turístico, em zona comercial privilegiada, em zona costeira ou de praia (com abertura entre 6 a 8 meses por ano), ou o corner, ideal para centro comerciais ou outras grandes superfícies. O negócio assenta numa máquina desenvolvida pela empresa, denominada ‘La Ghiacciola’, que sendo completamente automática consegue produzir cerca de 70 gelados de pau por hora. Para tal, todas as matérias-primas são entregues na loja, para fabricação local do produto.

A empresa com licença para operar em Portugal é a Stickhouse Bcn S.L., de Espanha, que conta, até ao momento, com quatro superfícies: duas na zona de Barcelona, uma em Lloret de Mar, e outra em Málaga. Estão previstas aberturas em Platja d’Aro e Maiorca. No entanto, a nível a internacional a presença, além do país vizinho e de Itália, alarga-se também à Arábia Saudita, Chipre, Dubai, Estados Unidos da América, Filipinas, Kuwait, Síria, Filipinas e Suíça.

 

Portugal como alvo

 

Portugal apresenta-se como um destino «muito atrativo», pelo que existe a vontade de entrar no nosso país, seja através de franchisados ou multifranchisados. De referir que, segundo a empresa, a faturação prevista para o primeiro ano se situa na ordem dos 200 mil euros, dependendo, entre outros fatores, do tipo de ponto de venda.

Aos franchisados são diversos os apoios prestados, como ajuda na obtenção do financiamento, formação inicial e continuada, auxílio na procura da superfície e na seleção do pessoal, bem como todos os manuais necessários ao correto fabrico dos gelados.

O franchisado Stickhouse tem também uma exclusividade territorial. Além de ter como assegurado que não existirá mais que um ponto de venda por cada 50 mil habitantes, é também dada prioridade de abertura numa determinada área ao franchisado localizado mais perto.

Cada ponto terá, em média, dois empregados, e a empresa dá prioridade de presença em centros históricos, grandes ruas pedestres e zonas turísticas. Enfim, onde o sol e os turistas derem de sua graça. RICARDO MARTINS

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui