Tendências que o podem levar a fazer um bom negócio

Os conceitos de negócio vão sendo ultrapassados todos os anos por outras ideias mais em voga. Se é empreendedor e está a pensar investir num novo modelo de negócio, conheça estas tendências de mercado que pode aplicar na sua ideia. A lista é do site brasileiro administradores.com.br e inclui cinco tendências que estão a servir de mote para muitos modelos de negócio em todo o mundo.

1. Meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente e a ecologia é um conceito sempre voga, por isso, aqueles que apostem na sustentabilidade no âmbito do seu negócio podem conseguir ser bem-sucedidos. De acordo com a consultora norte-americana Tech Cast, esse mercado deverá representar já cerca de 10 biliões de dólares até 2020, com empresas que apostem em tecnologias para ecológicas para eliminação de resíduos e de logística reversa a liderarem.

2. Retalho Colaborativo

A ideia de reunir várias empresas, marcas e fornecedores para vender em maiores quantidades está a pegar em vários mercados. Investir num negócio desse género é uma aposta segura e tentar encontrar uma comunidade que valorize produtos regionais, por exemplo, pode ser uma boa forma de conseguir marketing de forma gratuita. Isso, aliado a um serviço de entregas de qualidade, pode permitir obter resultados positivos.

3. Consumo Nostálgico

O retro, o vintage, e em Portugal, em particular, a portugalidade, são conceitos com cada vez mais adeptos. As lojas de produtos de decoração, mobiliário, carros, discos e outro tipo de relíquias fazem as delícias de muitos consumidores que não querem esquecer os seus antepassados numa era em que tudo muda à ‘velocidade da luz’.

4. Envelhecimento ativo

As casas de repouso, os lares e uma vida pacata em áreas rurais já não fazem parte das ambições da maioria dos idosos. Para a maioria dos baby-boomers, geração de pessoas nascidas entre 1946 e 1964, o sonho é uma vida ativa após a reforma. Oferecer serviços especializados para esta população pode ser extremamente rentável, especialmente em regiões do globo com potencial turístico.

5. Serviços digitais

Diluir as fronteiras e aproximar as pessoas de qualquer parte do globo foram algumas das vantagens que nos trouxe o digital. As empresas que souberam apostar cedo nesse mercado, e aquelas que agora também o começaram a fazer, estão a ganhar dinheiro. Exemplo disso é, por exemplo, o Netflix e a Amazon.

 

> Gostou deste artigo? Se pretende ler mais artigos sobre franchising, subscreva a nossa newsletter aqui.