Tendências que vão mudar o retalho em 2016

A tecnologia tem sido nos últimos anos o motor das maiores mudanças no setor do retalho e, de acordo com a Endeavor Brasil, em 2016 a influência da tecnologia no setor será ainda mais evidente. De acordo com a empresa especializada em empreendedorismo, em 2016, existirão algumas tendências a marcar e a transformar a forma como se vende, sobretudo nas plataformas digitais. 

1. Mobile é a prioridade

O mobile será uma prioridade para os retalhistas, sobretudo para aqueles que já operam em plataformas online. Os dispositivos móveis assumirão “a dianteira” das estratégias omnicanais;

2. Retalhistas online ainda estão a aprender a lidar com o mobile

Apesar de ser considerado um investimento prioritário, a aposta no mobile ainda terá que ser muito estudada por alguns retalhistas que têm que reformular o seu modelo de negócio para que funcione nas novas plataformas;

3. Mobile influencia mais as vendas offline do que online

4. Content is king

Os conteúdos serão, mais do que nunca, importantes para que a experiência do consumidor fique completa. Vídeos de elevada qualidade, Instagram, Pinterest e conteúdos gerados pelos próprios consumidores estarão em destaque no próximo ano;

5. O básico continua a ser importante

Os principais fatores considerados pelos consumidores antes de fazer uma compra online continuarão a ser o custo da entrega, as imagens dos produtos disponibilizadas, a comparação com outros produtos semelhantes e as avaliações de outros utilizadores, segundo a Endeavor Brasil.