Tese revela fatores que garantem o sucesso dos empreendedores

Ter experiência profissional prévia numa PME e escolher bem a equipa podem ser os fatores que garantem o sucesso de um empreendedor. Quem o diz é Vera Rocha, uma das vencedoras do prémio Simões Lopes, Melhor Tese de Doutoramento, em declarações ao jornal Diário Económico.

Trata-se da melhor tese de doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais, distinção atribuída pelo prémio Simões Lopes numa iniciativa da Ordem dos Economistas em parceria com o Diário Económico e a PwC.

Para tentar entender os fatores que garantem o sucesso dos empreendedores, a investigadora analisou as bases de dados de 157 mil casos de empreendedores que lançaram uma empresa entre 1992 e 2007.

As conclusões do estudo mostram que entre os fatores mais importantes para garantir o sucesso de uma nova empresa estão o facto de o empreendedor já ter tido uma experiência profissional numa PME e a escolha da equipa com quem se vai trabalhar.

O estudo mostra também que os desempregados de curta duração têm mais probabilidades de sucesso. Quem lança um negócio até um ano depois de ficar desempregado revela-se mais resiliente. “Os desempregados de curta duração não olham para o empreendedorismo como uma experiência temporária, nem são os mais propensos a falhar”, revela a investigadora ao jornal. No entanto, no caso dos desempregados de longa duração, “talvez o empreendedorismo seja visto como a última oportunidade”.

Para além disso, garantir apoio nos primeiros anos é fundamental. “Há que garantir o acompanhamento durante os primeiros tempos de vida da empresa. Se o trabalhador não for acompanhado isso pode ter consequências irreversíveis como o falhar da empresa.”