União Europeia fomenta empreendedorismo

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, apresentou esta semana um plano de ação destinado a apoiar os empresários e a revolucionar a cultura empresarial na Europa.

O plano apresentado destaca o papel essencial da educação e da formação para gerar novas gerações de empresários, e inclui medidas específicas para apoiar potenciais empresários entre os jovens, as mulheres, os idosos, os migrantes e os desempregados.

De acordo com o relatório, o elevado nível de desemprego da União Europeia deixa recursos humanos, como os jovens e as mulheres, sem atividade. O plano aborda ainda os obstáculos ao empreendedorismo e apresenta medidas para apoiar as empresas em fase de arranque e a criação de novas empresas.

Antonio Tajani, responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo na Comissão Europeia, referiu: “Sejamos claros: mais empresários, significa mais empregos, mais inovação e mais competitividade. Tornar-se empresário e concretizar um projeto empresarial exige muitos riscos e esforços pessoais. Os empresários são os heróis do nosso tempo. O empreendedorismo é também o mais poderoso motor de crescimento económico da história económica e, por isso, queremos transformá-lo numa perspetiva atraente ao alcance dos cidadãos europeus. Esta é a mensagem principal do nosso plano de ação. Se conseguirmos libertar o espírito empresarial europeu, conseguiremos relançar o crescimento na Europa”.

O plano revela por fim que entre 15 % e 20 % dos alunos que participam num programa de microempresas no ensino secundário irão criar mais tarde a sua própria empresa, valor que é cerca de três a cinco vezes superior ao da população em geral.

(Visited 14 times, 1 visits today)