Vai ser possível pagar compras com selfies

O gigante chinês de e-commerce Alibaba está a desenvolver um sistema tecnológico de reconhecimento facial que irá permitir aos clientes pagar as suas compras com uma selfie. A solução que parecia ficção científica há alguns anos atrás é agora uma possibilidade e foi apresentada na semana passada pelo fundador da Alibaba, Jack Ma.

O ‘Smile to Pay’, como foi batizado, pretende, assim, “evitar problemas de segurança e de passwords perdidas frequentemente associados aos pagamentos online”, como explicou Ma na apresentação da tecnologia.

“Os pagamentos online são sempre uma dor de cabeça. Esquecemo-nos da password, preocupamo-nos com a segurança…Esta tecnologia é um exemplo da forma como as pessoas vão comprar coisas online no futuro”, revelou.

Para já, ainda não se sabe quando a tecnologia será lançada, mas a inovação chegará primeiro ao mercado chinês para testes antes de passar a poder ser utilizada noutros cantos do globo.

A agência noticiosa norte-americana CNBC também revelou que a Alibaba pode estar a preparar outras alternativas inovadoras para pagamentos online, como a possibilidade de usar ‘frases secretas’, fotografias de tatuagens ou de animais de estimação que autorizam as transações do utilizador.