Viana do Castelo é amiga do empreendedorismo

A cidade de Viana do Castelo considera a criatividade e o empreendedorismo um investimento no futuro da região.

A conclusão resultou do debate “Artes e Saberes Tradicionais – O Poder da Criatividade na Contemporaneidade da Tradição”, que reuniu esta semana na Biblioteca Municipal vários criativos da cidade e responsáveis das instituições promotoras da iniciativa “Viana Criativa”.

Na sessão, que se realizou no âmbito do “Viana Criativa”, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, sublinhou o facto da cidade ser rica em tradições, com gente jovem e com espírito inovador. “Este projeto convoca os vianenses e todos os que quiserem vir a Viana do Castelo para que, juntos, com criatividade e inovação, possamos transformar e modernizar a nossa tradição. Temos gente com ideias, iniciativas, projetos e vontade de continuar a lutar por uma cidade criativa cada vez mais robustecida”, referiu o autarca.

O tema do artesanato e da capacidade da sua internacionalização foi alvo de várias intervenções, sendo consensual que, tendo em conta a atual conjuntura económica, esta é a altura ideal para se avaliarem estrategicamente os caminhos que melhor servem os interesses do setor. 

“Viana Criativa” é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo que pretende impulsionar o caráter criativo da cidade e, ao mesmo tempo, promover os produtos locais.