Wefood: Supermercado dinamarquês vende comida fora de validade

Wefood: Supermercado dinamarquês vende comida fora de validade

Abriu recentemente em Copenhaga, na Dinamarca, um supermercado que vende exclusivamente produtos que estão fora do prazo indicado para a sua venda, mas que ainda assim são comestíveis. Batizado de ‘WeFood’, trata-se de uma iniciativa de uma organização não-governamental que pretende combater o desperdício alimentar.

E apesar de parecer estranho comprar produtos já fora do prazo de validade aconselhado, para os clientes do novo supermercado os benefícios podem ser muitos: levar para casa produtos com preços em cerca de 50% inferiores aos praticados nos restantes supermercados da cidade e que de outra forma iriam para o lixo, ajudando a combater o desperdício de alimentos.

“As vendas do primeiro dia foram muito mais elevadas do que antecipávamos, com os consumidores a ‘despirem’ por completo as prateleiras de quase todos os produtos que aqui tínhamos”, revelaram os responsáveis pela ideia ao Copenhagen Post.

Na Dinamarca, todos os anos, cerca de 700 000 toneladas de alimentos ainda comestíveis são deitados para o lixo. Per Bjerre, da ONG responsável pela criação da loja, explica ao Independent que o fornecedor de pão do supermercado WeFood será a Føtex, uma das maiores cadeias de supermercados da Dinamarca, e que já foram estabelecidos acordos de fornecimento com importadores de citrinos, talhos e produtores de fruta biológica.

A recolha dos alimentos é feita por voluntários e os lucros reverterão a favor de projetos sociais em países em desenvolvimento.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui